Fundos

  • O que é o fundo comum?
    O fundo comum corresponde aos recursos do grupo destinados à atribuição de crédito aos consorciados contemplados para a aquisição do bem e a restituição de valores aos consorciados excluídos.
  • O que é o fundo de reserva?
    O fundo de reserva é um percentual mensal cobrado sobre o valor do bem para compor o fundo financeiro do grupo, que poderá ser utilizado em situações contratualmente previstas, como:
    – cobrir eventuais insuficiências de recursos do fundo comum;
    – quitar despesas decorrentes de possíveis demandas judiciais e extrajudiciais propostas por consorciados ou terceiros;
    – cobrir potenciais insuficiências de valores relativos ao prêmio do seguro de vida/prestamista e à quebra de garantia, dado o possível aumento no risco da cobertura;
    – pagar eventuais carências de cobertura do sinistro de seguro de vida/prestamista e à quebra de garantia originadas pela inadimplência total ou parcial dos participantes;
    – cobrir as despesas de impostos e tributos vigentes, bem como as despesas referentes a acasos criados pela movimentação financeira ou operação semelhante;
    – garantir o pagamento das despesas bancárias de responsabilidade exclusiva do grupo;
    – quitar o débito de consorciados inadimplentes após esgotados todos os meios de cobrança;
    – contemplar, por sorteio, desde que não comprometa a utilização do fundo de reserva para as demais finalidades previstas no contrato.
    Caso haja saldo remanescente do fundo de reserva, o valor será devolvido aos consorciados no final do grupo, proporcionalmente à contribuição de cada consorciado.
  • Como faço para receber o meu fundo de reserva?
    O fundo de reserva estará disponível (descontados os valores que tiverem sido utilizados durante a vigência do seu plano de consórcio) após 60 dias contados a partir da data da última assembleia do grupo. Nessa fase, o Consórcio Nacional Honda disponibilizará os valores de direito de cada consorciado por crédito em conta-corrente – desde que esta tenha sido informada previamente pelo consorciado. Após o crédito, o CNH envia aos consorciados uma correspondência especificando o valor a que têm direito e a data do depósito. Caso o consorciado receba o comunicado sobre o fundo de reserva solicitando dados bancários para a realização do depósito, ele deverá preencher todas as informações solicitadas e enviar o formulário ao Consórcio Nacional Honda pelo correio ou entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente pelo telefone (11) 2172-7007 (funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 9h às 15h).
    Importante: ao contatar a Central de Atendimento ao Cliente do CNH tenha sempre em mãos o código de acesso (formado pelo número do seu grupo/cota e RD), além do número do CPF e os seus dados bancários. Vale lembrar que o consorciado tem o dever de manter todas as suas informações cadastrais e bancárias atualizadas perante o CNH durante todo o prazo de duração do seu grupo.
    Observação: para sua segurança, informamos que o CNH não solicita informações por e-mail e nem acata pedidos de devolução de valores por e-mail e fax.