Sobre o Consórcio

  • O que é um consórcio?
    É uma modalidade financeira que reúne pessoas (físicas ou jurídicas) com o objetivo em comum de conquistarem um mesmo produto. Essa conquista é feita por meio de uma poupança conjunta, formada pelas parcelas pagas no mês pelo próprio grupo, com duração e cotas determinadas.

    • Vídeo: O que é

  • Quem é responsável pelo regulamento do consórcio?
    A normatização, coordenação, supervisão, fiscalização e o controle de atividades do sistema de consórcios são realizados pelo Banco Central do Brasil.
  • Como consigo uma cópia do regulamento do consórcio?
    O regulamento é enviado no e-mail de confirmação de compra, mas você pode acessá-lo a qualquer momento site Consórcio Honda ou no aplicativo Honda Serviços Financeiros.
  • Qual é a diferença entre um consórcio e um financiamento?
    A diferença é que o financiamento é um tipo de contrato de crédito para a compra imediata do bem. Já o consórcio tem a finalidade de formar uma poupança comum destinada à aquisição de bens a favor de um grupo de pessoas, onde todos, por meio de sorteio, recebem o crédito para sua compra.
  • Posso substituir o bem alienado (alienação fiduciária) por outro?
    Sim, você poderá substituir o bem alienado por outro de seu interesse, seja novo ou usado (com até três anos de uso a partir do ano da fabricação) e de valor igual ou superior ao saldo devedor. Além disso, os seguintes documentos deverão ser apresentados:
    – certidão negativa de roubo, furto e multas;
    – certificado de garantia do motor e do câmbio, emitido pela concessionária da marca do veículo e dentro da validade de três meses;
    – carta de avaliação do bem, expedida pela concessionária da marca;
    – certificado de Registro do Veículo (CRV) no nome do vendedor, contendo as informações relativas à venda preenchidas e com firma reconhecida.
    Os formulários para a substituição do bem alienado (alienação fiduciária) deverão ser preenchidos na concessionária Honda mais próxima.
  • Posso realizar a mudança de modelo?
    Sim, a mudança de modelo pode ser realizada antes da contemplação da sua cota. Existe uma regrinha onde o valor do bem que você escolher não pode ser 50% acima do menor do grupo, ou 50% abaixo que o maior bem do grupo. Se quiser simular essa alteração, ligue na CAC ou procure uma concessionária.
  • Posso desistir do meu plano?
    Você pode desistir desta contratação, em até 07 (sete) dias após sua assinatura, com a devolução total do valor pago. Depois disso, você poderá desistir a qualquer momento, porém somente antes da contemplação. Caso você desista do consórcio, você receberá somente os valores pagos ao Fundo comum do consórcio após a contemplação da cota por sorteio.
    A desistência poderá ser formalizada através do SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR (SAC) 0800.722.2340 ou poderá ocorrer automaticamente após o acúmulo de quatro parcelas em atraso.
    Após consumada a desistência, o consorciado passa à condição de Consorciado Excluído e concorrerá à contemplação através de sorteio realizado nas assembleias do Grupo. Ao ser sorteado, o Consorciado Excluído receberá os valores a que tem direito, conforme estabelecido em contrato.
  • Como posso cancelar minha cota?
    O cancelamento pode ocorrer de três formas:
    • Ligando para a CAC: (11) 2172-7007 (seg a sex: 8h às 20h. Sábados: 9h às 15h);
    • Formalizando a desistência por meio de carta enviada ao Consórcio Nacional Honda.
    • Para cotas não contempladas o cancelamento é automático após o atraso de quatro parcelas.
  • Após o cancelamento da cota, como é feita a restituição de valores?
    Se a sua cota estiver de acordo com a Lei n. 11.795/2008 (Nova Lei de Consórcio), você passa a concorrer à contemplação por meio de sorteios realizados nas assembleias do grupo. Ao ser sorteado, o consorciado excluído receberá a restituição dos valores aos quais tem direito.
    Caso a sua cota pertença à Circular n. 2.766/1997, a restituição dos valores ocorre somente após o encerramento do grupo.
  • Posso desistir de uma compra online?
    Pode sim. O pedido de desistência deve ser feito formalmente em nossa Central de Atendimento (11) 2172-7007 (seg a sex: 8h às 20h. Sábados: 9h às 15h), no prazo de até 7 dias após da data do preenchimento da proposta.
  • Como é feita a restituição de valores de uma compra online?
    A devolução poderá ser feita via depósito bancário para pagamentos com boleto, e no caso de cartão de crédito, o valor será estornado.